quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Budweiser ataca Cervejarias Artesanais e é Retaliada.

Quase todo mundo sabe que o intervalo publicitário mais valioso da Televisão Mundial acontece durante o Super Bowl nos EUA. Enquanto os grandes campeões das principais ligas de Futebol Americano do país se enfrentam em campo, na televisão são exibidos os comerciais mais caros da história. E a famosa cervejaria americana Budweiser (do grupo InBev) é conhecida pelas grandes produções publicitárias que costuma lançar durante a ocasião, esse ano, porém, a empresa surpreendeu negativamente ao exibir um comercial atacando as Cervejas Artesanais.

Confira o vídeo:

O comercial é malicioso desde o princípio: o vídeo se inicia com imagens de malte de cevada e lúpulo em flor, acompanhados dos dizeres: "Budweiser, orgulhosamente uma Macrocervejaria". Até aí tudo bem, ninguém deve se envergonhar de ser um gigante do setor, mas "curiosamente" não exibiram nenhuma cena dos grãos de arroz que são utilizados na produção de uma Bud. Quem orgulhosamente utiliza apenas Malte e Lúpulo na elaboração de suas cervejas são as MICROcervejarias e não as Macro. Mas essa distorção da realidade com relação aos seus produtos não é novidade em se tratando de propaganda de grandes marcas de cerveja. 

O que se segue, porém, não é mais uma tentativa de cativar o público ou mostrar que possuem um produto diferenciado e sim um ataque direto ao CONSUMIDOR de cervejas artesanais. As próximas cenas mostram alguns "Hipsters" degustando cervejas variadas em diferentes copos em meio aos dizeres: "Nossa cerveja não é fabricada para ser mimada" e "Fabricada para ser bebida e não dissecada", em uma clara crítica ao costume que os consumidores de cervejas artesanais possuem de analisar a cerveja em seus mais variados aspectos, começando pela aparência, depois aroma e só então levando a bebida à boca. E continua: "As pessoas que bebem nossa cerveja são pessoas que gostam de beber cerveja". 

Esse hábito de apreciar a cerveja ao invés de simplesmente engoli-la aos litros não deriva do fato de o consumidor de cervejas artesanais ser um "hipster fresquinho", isso ocorre porque as cervejas que bebemos são bonitas, possuem colorações e tonalidades das mais variadas e são extremamente aromáticas e saborosas. Ninguém faz isso quanto bebe uma Budweiser ou uma Brahma porque não há nada novo a ser apreciado ali, elas sempre são iguais na aparência, não tem aroma nenhum e nem gosto. Servem apenas para matar a sede e embriagar. Ao contrário do que sugere o comercial, quanto mais uma pessoa gosta de beber cerveja, mais essa pessoa irá procurar por estilos e sabores variados e não viver empacado em uma única marca que é quase igual a todas as concorrentes.

O vídeo continua com os dizeres "Fabricada à maneira mais difícil", o que é uma incoerência sem fim, pois quem faz cerveja "brewed the hard way" não é a InBev, que possui fábricas enormes e equipamentos automatizados de última geração, cerveja feita à maneira mais difícil é a cerveja brassada pelas pequenas cervejarias que se utilizam de processos artesanais e a presença do cervejeiro é fundamental em todos os pontos da produção.

E finalmente o último e mais infeliz ataque aos bebedores de cervejas artesanais, enquanto são exibidas torneiras de chopp de variados estilos de cerveja aparecem os dizerem: "Deixe-os sorverem suas cervejas de abóbora e pêssego". São tantas contradições nessa frase que dá até pra se perder. Primeiro os americanos têm orgulho de suas Pumpkin Ales (cervejas com abóbora) comemorativas lançadas normalmente apenas perto do Halloween e segundo porque a última aquisição do grupo foi a Elysian Brewing, uma microcervejaria que produz exatamente esse estilo de cerveja!

No meio da confusão toda aparecem também os dizeres "Esta é a única cerveja", "Só há uma Budweiser" e "Esta é a famosa Budweiser Beer". Se esqueceram no entanto de mencionar que o nome Budweiser foi roubado de uma cervejaria da cidade de Budvar na Republica Tcheca, a primeira e autêntica Budweiser, de quem a americana surrupiou o nome, registrando a marca nos EUA antes que a cervejaria tcheca o fizesse.

O comercial tem gerado enorme repercussão, não se fala em outra coisa no cenário cervejeiro mundial e as pessoas estão tomando partido. Obviamente entre as Microcervejarias americanas o vídeo não foi muito bem visto e elas não perderam tempo em contra-atacar a gigante cervejeira. Até mesmo algumas brasileiras estão respondendo.

As respostas que você também confere aqui no Blog vieram em forma de imagens e vídeos que seguem o estilo do comercial milionário, A Abita Brewing e o Hopstories fizeram estes vídeos:


o vídeo possui frases como "Não somos um cachorrinho de exibição" (provavelmente uma alusão ao comercial da Budweiser no Super Bowl do ano passado, em que o personagem principal era um filhotinho de cachorro. ) e "Sim, nós fazemos cerveja de abóbora e pêssego e é uma delícia", "Nós não fazemos apenas um estilo de cerveja" "Nós fazemos cerveja para se beber, degustar e aproveitar".


Tradução: "Cerveja Artesanal, orgulhosamente produzida por pessoas. Não é produzida para ser repreendida, é produzida para ser apreciada, é a única cerveja cheia de sabores. Existem muitas Cervejarias Artesanais, cada uma delas oferece sabores únicos. Apenas a Cerveja Artesanal é produzia a mão, a verdadeira "maneira difícil". Nós vamos saborear nossas centenas de estilos, continue empurrando o seu único. A cerveja artesanal é nova, é excitante e chegou para ficar. Beba uma artesanal".


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A Cervejaria Mikkeller enviou uma carta sensacional para a Budweiser para que a Ambev compareça ao Copenhagen Beer Celebration que acontecerá dias 1 e 2 de maio de 2015 em Copenhagen. A carta segue na íntegra, mas basicamente o texto diz que a Mikkeller é uma pequena cervejaria da Dinamarca e que eles viram o comercial no Super Bowl mas que nunca olharam para a Budweiser como uma oponente ou um competidor direto e que eles apreciam as diferenças na comunidade cervejeira, mas que o comercial passou a impressão de que algo mudou e que talvez fosse uma boa ideia eles se reunirem para poderem se entender melhor. Na sequência o texto explica como funciona o evento, dizendo que cada cervejaria convidada leva algumas cervejas especiais, aquelas de que eles mais se orgulham e sugere que a ImBev leve um lote especial envelhecido da sua cerveja de abóbora e pêssego chamada Elysian que provavelmente faria bastante sucesso na Europa já que é um estilo que não se encontra por lá e é tão popular na América, mas adverte que não podem levar nenhum tipo de cartaz ou propaganda, é um evento apenas para cerveja, que haverão mais de 40 cervejas diferentes e esperam que eles aceitem o convite pois será muito prazeroso. Um belo tapa com luva de pelica, não?





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A Miller Coors, uma Macrocervejaria, divulgou essa imagem também em resposta ao comercial, onde dizem acreditar que todas as cervejas devem ser "mimadas" pois apenas assim é possível produzir verdadeiras obras primas, e cita seus rótulos descrevendo-os. Continua dizendo que qualidade não é exclusividade de apenas um estilo de cerveja ou de uma cervejaria, é algo que pertence a todas as pessoas que se comprometem em produzir e distribuir de maneira consistente as melhores cervejas do mundo, que eles acreditam que estão cumprindo com esse compromisso com todos os seus rótulos e estilos. E que certamente eles sabem que não são as únicas pessoas apaixonadas produzindo cervejas de grande qualidade, que produzir qualquer cerveja é um ofício e que quando bem feito deve ser respeitado.
Vá em frente, mime-a e disseque-a; nossa cerveja é feita do jeito difícil.
"Produzida à maneira apaixonada" - a brasileira Bamberg também respondeu.



A minha opinião é de que isso tudo é muito divertido de se acompanhar e agora está mais do que provado que as cervejarias artesanais estão causando medo nas gigantes do setor. Alguns ainda estão dizendo que está se fazendo muito barulho por pouca coisa, mas ainda assim achei o comercial desrespeitoso, não faz o menor sentido atacar o consumidor de cervejas artesanais, até porque a imensa maioria deles também consome as cervejas populares - e bem feliz - em várias ocasiões, apenas temos a consciência de que existem inúmeros outros estilos de cerveja que são muito mais complexos e gostosos de se beber. De maneira arrogante o comercial desrespeita não só os consumidores como todas as cervejarias artesanais, desmerecendo o cuidadoso trabalho que é realizado de maneira verdadeiramente apaixonada por essas pessoas. O Império está se sentindo incomodado, viva a Revolução Cervejeira!































8 comentários:

  1. Ouvi gente dizer que foi um comercial bom pra quem toma Budweiser.
    Discordo ! O comercial incentiva uma briga entre os diferentes perfis de bebedores de cerveja. A mensagem que a Bud tenta passar é: "Quem degusta uma cerveja, é um fresco. " E isso é muito ruim..

    Também acho que não agrega bebedores para sua cervejaria, apenas insulta quem bebe outras cervejas (melhores).

    Além disso, penso que o comercial é uma faca de dois gumes. Bebedores artesanais que ocasionalmente bebem Budweiser, vão começar a escolher outra marca comercial, afinal, são todas praticamente iguais...

    CHORA Bud, a Revolução já começou !!

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  2. Parabéns Celio pelo artigo. Muito bem explicado!

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  3. Este comentário foi removido pelo autor.

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  4. Cerveja artesanal virou moda... como música, etc. logo logo passa... e as grandes marcas de credibilidade vão ficar.....

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    1. Mas Olha só hein Leonardo hahaha estamos em 2019 e a moda ainda não passou cara. Creio que as marcas que você classifica como "marcas de credibilidade" começaram a se preocupar mais com a qualidade do seu produto devido a grande pressão que as cervejas artesanais trouxeram. Esta cultura de ensinar as pessoas sobre a simples possibilidade de adquirir conhecimento e descobrir que só porque todo mundo toma X cerveja não significa que aquela é a melhor ajudou muito para hoje termos uma imensa variedade de ótimas cervejas, tanto de marcas famosas como simples cervejas locais, e isso, na minha opinião, é um estupendo fato! um abraço amigo!

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